novembro 24, 2008

Salto-alto

.................................................................. Jota Ene photo ®
...:::...
Imagine a estrutura corporal da boneca Barbie. Bumbum empinado, peito para frente, símbolos de uma postura imponente, elegante. Tudo porque a Barbie “nasceu” de salto alto. Já você, descendente direta do homem de Neanderthal - que dispensava o uso de calçados - sofre para ficar com uma postura de boneca sobre saltos que muitas vezes ultrapassam o limite do bom-senso.
.
São dores da beleza, justificam as mais vaidosas. E comparadas ao ato de se depilar, sempre doloroso, usar salto alto tem uma grande vantagem: a gente se acostuma. Mas é do costume que vem o problema: se usado demasiadamente, o salto alto provoca uma mudança na musculatura, os músculos da parte de trás da perna ficam mais curtos e os da frente, mais longos.
.
E não é só isso: ele pode provocar danos à coluna (aumenta a lordose), dores no joelho, joanetes (mas a hereditariedade também ajuda), calosidades, tendinite, unhas encravadas (quando o modelo é de bico fino). Para quem já se acostumou com o salto alto, o desconforto vem na hora de calçar um sapato baixo. Irônico, não?
.
Então, devemos fazer um motim em prol da saúde e jogar todas as nossas sandálias, escarpin e botas no lixo? Não, o segredo é variar na altura. “Intercalar o uso de sapatos com saltos mais altos e mais baixos não acostuma a musculatura. O proibido nessa história é deixar que seus pés se acostumem a um tipo específico de salto”, diz a ortopedista Vera Lúcia Maia. “Se isso acontecer, cada vez que mudar a altura, a pessoa sentirá dor”, explica a médica.
.
Um modelo de calçado "Segundo um estudo realizado pela Unifesp, o salto mais recomendado para uso diário tem até 4 cm”, conta a reumatologista Evelin Goldenberg. A altura pode até ser boa, mas o formato ideal dos calçados nada tem de fashion: o sapato perfeito deve ser largo nos dedos e de preferência com bico quadrado. Quadrado também pode ser o salto, pois esse formato garante mais estabilidade.
.
Boa notícia, Cientistas da Unicamp descobriram a exceção da regra usar-salto-alto-faz-mal-à-saúde. Segundo pesquisa desenvolvida pelo cirurgião vascular João Potério Filho, o salto alto beneficia a circulação. A tese foi comprovada graças a um novo exame para medir pressão das veias das pernas.
.
Através do exame – feito com mulheres usando saltos de 7 cm e 10 cm -, foi constatado que o uso de salto alto diminui a pressão nas veias, o que provoca uma melhor circulação do sangue. Resultado: além de deixar suas pernas mais poderosas, o salto alto impede que elas fiquem inchadas.
.
O que levar em conta na hora de comprar um sapato novo.
Não escolha o sapato pelo tamanho informado na sola. Priorize o conforto e o equilíbrio que o salto proporciona;
Faça a compra no fim da tarde e à noite, quando seus pés estão mais largos;
Uma boa forma de avaliar se um calçado vai ficar confortável é, ao calçá-lo, verificar se sobram de 0,5 a 1,3 cm entre o dedo maior e o final do sapato;
O calçado não deve ser de material duro;
Se o sapato não é confortável, então não compre seduzida pela beleza, esperando que ele laceie;
Nem um pouco largo, nem um pouco apertado: é preciso que o sapato esteja confortável na loja.

(in Elegancia - Brasil)

17 comentários:

Alien David Sousa disse...

Uau Jota! Que lição. Se todos os terrestres fossem como tu eu não cometeria tantos disparates, andaria sempre bem informada.

Kisses

Å®t Øf £övë disse...

Jota,
Independentemente de fazer bem ou mal, consoante os interesses de cada um, a mim o que me importa é que realmente eu gosto de ver uma mulher de salto alto, e com sapatos bem agradáveis à vista. Esta tua fotografia é um bom exemplo do que falo.
Abraço.

sonhos/pesadelos disse...

Nossa! deveriam de entregar panfletos á entrada da sapataria então, duvido é que surtisse efeito!!!
não há duvida que uma mulher fica mais elegante com um salto alto,e como costumo dizer: Gaja que é gaja, tem salto alto, telemóvel de tampinha o mundo a seus pés...eh eh
bjs endiabrados

JOTA ENE ✔ disse...

Alien David Sousa, já sei que usas salto-alto. Aprovado :-)

Å®t Øf £övë, tb gosto de ver uma mulher de salto-alto. Arrasa.

sonhos/pesadelos, "Gaja que é gaja, tem salto alto, telemóvel de tampinha o mundo a seus pés", faltará aí mais uns atributos, mas concordo contigo.

Anónimo disse...

Claro,a mulher que usa salto tem mais chance de ter problema do que a mulher que não usa,assim como um cara que faz um esporte tipo futebol, tênis,squash...tem mais chance de ter uma lesão no joelho ou algo do gênero do que o cara que não faz.Não significa todavia que quem usa salto obrigatoriamente terá problemas e quem não usa nunca os terá,então,o fato de salto alto prejudicar a coluna"é muito relativo! Porém a mulher precisa ter um bom preparo físico!

Lara M.Gomez

Anónimo disse...

Oi Jota
também sou da opinião que os saltos altos dão uma feminilidade diferente a qualquer mulher, e desde que não leve a nenhuma lesão acho que ficam muito bem e que devem de usar.
Esta foto está um mimo.......
Cumps.

Unknown disse...

Buena, muy sugerente

Menina do Rio disse...

Eu uso... Adorei o modelito!

um beijo

Fénix disse...

Fiquei vidrada na foto, mas não me parece que as sandálias sejam cómodas.

Bj Jota.

Zé do Cão disse...

Santo Natal e boas fotos

Carla disse...

eu..confesso-me: adoro saltos altos!
beijos

Luz Santos disse...

Belo artigo Jota Ene! e muito actual também. Conheço isso tudo todas essas dores e encantos do salto alto, mas quando falo as miudas não me entendem.
A Barbi é o encanto das miudas, mas o mais curioso é que as "medelos" protegem-se no dia a dia, para poderem levar a vida profissional até mais tarde.
Vejo aqui opiniões interessantes, e a minha é esta: adoro saltos altos.
Para já adoro sapatos, mais que roupa.
Bj
A Luz A Sombra

Cöllybry disse...

Adorei este espaço...

...._.;_“.-._
...{`--..-.“_,}
.{;..\,__...-“/}
.{..“-`.._;..-“;
....`“--.._..-“
........,--\\..,-“-.
........`-..\(..“-...\
...............\.;---,/
..........,-““-;\
......../....-“.)..\
........\,---“`...\\
....._.;_“.-._ Que a harmonia envolta teu Ser

neste Natal...E as estrelas o iluminem...

Doce beijo

ölhår_Îñðîscrëtö...Å ¢µ®¡ö§¡dädë

ENTREGA E SUBMISSÃO disse...

Bem meu fetiche sobre scarpins, sandálias , é algo que até a mim surpreende!
Bom fim de semana, com muito calor seja ele qual for..sorrisos:)
Beijos {íSiS}

mundo azul disse...

___________________________________


Gostei muito das suas recomendações!

Concordo... Saltos muito altos, de uso constante, não fazem bem, mesmo!

Obrigada, pelas informações...


Beijos de luz e o meu carinho!

________________________________

Anónimo disse...

Eu adoro este salto... =)
Sim, eu já fuçava aqui.. hehe

Até iria sugerir colocar o meu pézinho se fosse de teu agrado..hehe

Adorei o blog!

Beijos de Joie

Anónimo disse...

Que tamanco lindo!